Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A riqueza do pobre e a pobreza do rico


                A sociedade deste os primórdios da história se divide em classes, no geral, entre a riqueza e a pobreza, essa diferença social exclui pessoas de direitos e oportunidades. Vemos que os ricos têm prestigio, poder e bens matérias, diferente dos pobres que mal tem o que comer, mas, será que os ricos são realmente ricos e os pobres são realmente pobres?
                Apesar da “diferença” entre ricos e pobres, eles tem algo em comum, a morte, não a si quer um ser humano que não morra. Então, podemos “comparar” os seres humanos com um jogo de xadrez, onde os peões lutam para proteger o rei, enquanto o rei apenas se protege, mas, quando acaba o jogo, todos vão para a mesma caixa.
                Jesus Cristo em sua vida, juntou fieis, fez milagres e o mais importante, mostrou o amor que tem por todos nós, morrendo na cruz (o modo mais horrível e temido por todos naquela época) para nos salvar de nossos pecados. Em suas pregações ele ensinou a ser feliz, “Respondeu Jesus: se queres ser prefeito, vai vende teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me” (Mateus 19, 21s).
                Por mais bens matérias que tenha o rico, isso nunca o trará a verdadeira felicidade, pelo contrário, a maioria dos ricos esnoba, humilha e nega o pobre, alguém que nega ajuda a seu próximo não terás ligar no reino do Céu. Já o pobre tem humildade, respeito e tem fé em si e nos outros, alguém assim será contemplado com o reino do Céu.
                Para Cristo existe apenas uma riqueza, a de espírito, no qual os pobres e humildes possuem. Os pobres de espírito se preocupam em arrecada mais e mais bens matérias, poder e prestigio, pondo Deus em segundo lugar como vemos no cotidiano.
                A vida é apenas uma passagem breve, uma preparação de espírito para o julgamento final, não devemos nós preocupar em juntar riquezas terrenas, pois, depois da morte não terão utilidade, mas que possamos se preocupar em juntar a riqueza que vem do Céu, a vida eterna.
                Os pobres que hoje passam fome, frio e não tem moradia, serão recompensados com a vida eterna. Busque sempre a salvação em Deus, não apenas para si, mas também para seu próximo evangelizando e orientando, o caminho é longo e difícil, mas, a recompensa valera muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário