Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Histórias de Santos



São João Bosco
“O que somos é presente de Deus; no que nos transformamos é  o nosso presente a Ele.”
João Bosco nasce no Piemonte, Itália, a 16 de agosto de 1815. Era filho de humilde família de camponeses. Órfão de pai aos dois anos viveu sua mocidade e fez os primeiros estudos em meio a muitos trabalhos e dificuldades. Desde os mais tenros anos, sentiu-se impelido para o apostolado entre os companheiros. Sua mão (Mamãe Margarida), que era analfabeta, mas rica de sabedoria cristã, com a palavra e com o exemplo animava-o em seu desejo de crescer virtuoso aos olhos de Deus e dos homens.
Durante um tempo, foi obrigado a mendigar para manter os estudos. Prestou toda espécie  de serviços. Foi costureiro, sapateiro, ferreiro, carpinteiro e, ainda nos tempos livres, estudava música. Dizia: “Quando crescer quero ser sacerdote para tomar conta dos meninos. Os meninos são bons; se há meninos maus, é porque não há quem  cuide deles”.
Foi ordenado sacerdote a 5 de junho de 1841. No dia 8 de dezembro  desse mesmo ano, iniciou seu apostolado  juvenil em Turim. Começava assim a obra dos Oratórios Festivos, destinada, em tempos difíceis, a preservar a juventude da ignorância religiosa e da corrupção. Com  a ajuda de Santa Maria Domingas Mazarello, fundou em 1872 o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Foi ele quem mandou os salesianos para fundar o Colégio Santa Rosa em Niterói, primeira casa salesiana do Brasil, e o Liceu Coração de Jesus, em São Paulo. Criou ainda a Associação dos Cooperadores Salesianos.
Consumido pelo trabalho, faleceu no dia 31 de janeiro de 1888, deixando  a Congregação Religiosa Salesiana espalhada por diversos países da Europa e da América. Papa Pio XI, que o conheceu e gozou de sua amizade, canonizou-o na Páscoa de 1934.
Temos em Dom Bosco um lindo caminho de santidade, vivido na total entrega de si para os outros, de uma forma especial para a juventude.
São João Bosco, educai-nos para a santidade.
Fonte: Revista Canção Nova- nº 121/janeiro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário