Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Somos jovens! Jovens Missionários! A Juventude Missionária Fátima no ELJUMI II


           Nos dias 19, 20 e 21 de Outubro a Diocese de Patos acolheu o ELJUMI II (encontro de líderes da Juventude Missionária) no Centro de Treinamento Diocesano. O encontro contou com a participação de representantes das cinco dioceses que compõe a Provincia Eclesiástica da Paraíba - Dioceses de Cajazeiras, Guarabira, Campina Grande, Patos e Arquidiocese da Paraíba - o evento foi assessorado pelo Pe. Marcelo Gualberto, Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e Organizado pelos grupos de Juventude Missionária da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e Santo Antonio, bem como pela colaboração essencial de Pe. Washington, assessor da Infância e Juventude Missionárias no âmbito da Diocese de Patos.

       Depois de uma rápida apresentação e acohida dos participantes na sexta 19/10, durante o sábado 20/10, foram feitas inúmeras formações com o intuito de aprimorar e lapidar o jovem na busca constante pela missão e santidade. Foram ministradas formações sobre o perfil do jovem missionário, história do surgimento das obras pontíficias missionárias, passando por Paulina Jericot e outros colaboradores das obras missionárias. Ainda no sábado fora ressaltado a necessidade da orgnização e difusão dos grupos de Juventudes Missionárias bem como o envio de jovens para missões além fronteiras. No sábado ocorreu também o terço missionário e a noite cultural, oportunidade para que os participantes do encontro se divertissem bastante com músicas de forró pé de serra, quadrilha junina e comidas típicas, fazendo com que o Pe. Marcelo Gualberto pudesse conhecer a nossa cultura nordestina mais de perto. O dia se encerrou com um pequeno lual comandado pelos jovens da Juventude Missionária com a participação do Pe. Marcelo Gualberto.
          No último dia de encontro,logo após a santa missa, todos os participantes foram convidados a fazer uma visita ao Parque Cruz da Menina, parque referência na religiosidade do povo de Patos. Nos recintos do Parque foi apresenado sucintamente a história do local, e posteriormente foi feito o envio missionário. Ao final do encontro, cada jovem ficou com a certeza emanada nas palavras do Pe. Marcelo Gualberto: "É preciso buscar mares mais profundos para a propagação da Missão."  É nessa certeza que temos de proclamar o evangelho a toda criatura e que ainda a muito o que fazer na constução do reino dos céus. Portanto, todo o encontro foi extremamente proveitoso, e cada jovem guardou no seu coração a necessidade de permanecermos enraizados em Cristo. De maneira que não seja mais nós que vivemos, mas o Cristo que viva em cada um! Porque somos jovens! Jovens Missionários sempre solidários!




























            

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário