Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

terça-feira, 25 de junho de 2013

FOMOS ADOTADOS POR UMA MÃE! A JUVENTUDE MISSIONÁRIA EM MISSÃO NO MÊS DE MAIO

               
 
            No dia 26 de maio do corrente ano, a Juventude Missionária da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Patos - PB, saiu para mais uma missão, dessa vez mais do que especial, fomos literalmente envolvidos pelo clima do referido mês, por ser o mês mariano e dedicado as pessoas que mais nos entendem e nos ama: as nossas mães.
              As razões principais da nossa missão, era proporcionar um encontro com uma mãe que sofreu recentemente a dor mais intensa que se pode sentir na vida: a perda de um filho. Nas palavras sábias de Padre Fábio de Melo, é uma perda que contraria a ordem natural da vida, onde os filhos é que devem enterrar seus pais e celebrar o luto de sua memória, e não o contrário, o que torna esse momento mais doloroso e difícil.
           Durante o encontro, através das orações e da meditação do Santo Evangelho, realizamos uma reflexão profunda da vida, através do testemunho vivo dessa mãe ( chamada carinhosamente por nós de dona Tânia) e dos testemunhos dos membros do grupo, mergulhamos então em dos mais sublimes mistérios de amor que os seres humanos podem experimentar, os laços de amor que unem mães e filhos, sempre tendo como referência maior a virgem Maria e Jesus Cristo, que ao fundo da sala, uma imagem singela nos rememorava de ambos. Sendo assim, a emoção tomou conta de todos e as lágrimas não esconderam os fragmentos de histórias que apenas Jesus poderia compreender.
             Ao final do encontro, tivemos a certeza de que o coração daquela mãe não estava mais com aquele vazio enorme de outrora, talvez ainda resplandecesse saudades, mas tristeza jamais! E  naquele dia, dona Tânia percebeu que havia ganhado muitos filhos , e nós havíamos ganhado uma mãe, relembrando a cena de Maria aos pés da cruz: " Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe." João 19, 26 - 27. Porque em Jesus somos todos uma única família no amor. Na fé.


sábado, 22 de junho de 2013

Nota oficial da Juventude Missionária do Brasil sobre as Manifestações que vem ocorrendo no Brasil.



Brasília, 20/06/2013
Memória de Nossa Senhora Consolata.

No Ano que dedicamos à juventude na Igreja, em ano em que receberemos milhões de jovens estrangeiros na JMJ Rio 2013, vemos uma grande manifestação dos jovens indignados com diversos assuntos no que diz respeito à política de nosso país.

Por muitos a juventude sempre foi taxada como: os jovens não querem nada, os jovens são desinteressados por política, os jovens não assumem a força que tem etc. Eis que os jovens resolveram mais uma vez mostrar a força de mudança, eis que os jovens querem assumir o seu protagonismo falado por muitos e vivido por poucos.

Nós, Juventude Missionária do Brasil, animada pelas Pontifícias Obras Missionárias vemos com muita esperança as manifestações pacíficas e ordeiras que vem acontecendo, como um grande meio de alcançar a consciência de nossos políticos bem como de tantos outros que se sentem inertes diante a realidade social que muitas vezes massacra os mais pobres e desvalidos sendo que uma grande parcela destes são jovens. Com certeza, vários são os motivos, sabemos que os reajustes das passagens são a ponta do iceberg onde cansados de tantas realidades indignas encontraram uma oportunidade de manifestar conscientemente as injustiças provocada por aqueles que deveriam resguardar o bem comum de uma sociedade.
Como todos que buscam viver uma democracia, onde podemos ir as ruas e manifestar ordeiramente nós, repudiamos todos os atos de vandalismos e desordem sabendo que é uma minoria de oportunistas.

Assumimos ainda, como a grande parte dos manifestantes, que não somos adeptos ou partidários de nenhum partido político, apoiamos a luta de um povo que cansou de ser marionetes e que quer mudanças na forma de tratar o Brasil e os brasileiros.

Portanto, convidamos os jovens missionários por todo o Brasil a viverem este momento de manifestações com entusiasmo e esperança política, esta que é um meio sublime de caridade e que muitas vezes não é exercida como deveria como nos diz o Papa Francisco em seu discurso de 07 de junho de 2013 disse: “A política é forma mais elevada de caridade, pois ela procura o bem comum”. Assim vamos adiante acreditando que de fato o jovem não é apenas o futuro, mas o agora da Igreja e da Sociedade.

Jovens Missionários, Sempre Solidários.

Pe. Marcelo Gualberto Monteiro 
Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé 
Assessor da Juventude Missionária no Brasil.