Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

JUVENTUDE MISSIONÁRIA E JOVENS DA CRISMA VISITAM ABRIGO DOS IDOSOS


No último dia 17 de agosto de 2014 a Juventude Missionária e a Pastoral da Crisma, ambas da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Patos (PB), promoveram uma simples, mas grandiosa e marcante visita a um dos abrigos dos idosos da nossa cidade, mais conhecido como "Lar dos Velhinhos."
   
Foi uma verdadeira invasão dos jovens ao abrigo, ao todo foram 67 jovens convocados e que aceitaram o chamado da missão, o desafio de comparecer e passar uma tarde de domingo diferente da que estão acostumados, sendo todos muito bem acolhidos por funcionários e pela especial alegria dos idosos que residem no abrigo.

Essa visita é sempre muito especial, porque nos faz refletir tantas coisas sobre a nossa Juventude, sobre nossa própria vida. É pertinente o ensinamento de Padre Fábio de Melo:

"A velhice é o tempo em que vivemos a doce inutilidade. Porque mais cedo ou mais tarde iremos experimentar esse território desconcertante da inutilidade. Esse é o movimento natural da vida. Perder a juventude é você perder a sua utilidade, é uma conseqüência natural da idade que chega.

A velhice nos trás direitos maravilhosos. Enquanto a juventude é cheia de obrigações. A
velhice é o tempo em que passa a utilidade e aí fica somente o significado da pessoa. É o momento que a gente se purifica. É o momento que a gente vai tendo a oportunidade de saber quem nos ama de verdade. Porque só nos ama pra ficar até o fim aquele que, depois da nossa utilidade, descobriu o nosso significado. É por isso que sempre rezo para envelhecer ao lado de quem me ama. Para poder ter a tranqüilidade de não ser útil, mas ao mesmo tempo não perder o valor. 

Se você quiser saber se alguém te ama de verdade, é só identificar se ele seria capaz de tolerar a sua inutilidade. Quer saber se você ama alguém? Pergunte a si mesmo, quem nesta vida que pode ficar inútil pra você sem que você sinta o desejo de jogá-lo fora. E é assim que nós descobrimos o significado do amor… Só o amor nos dá condições de cuidar do outro até o fim! Feliz daquele que tem ao fim da vida a graça de ser olhado nos olhos, e ouvir a fala que diz: – Você não serve pra nada, mas eu não sei viver sem você!".   

(DVD - Pe. Fábio de Melo - No meu interior tem Deus).


Logo, era perceptível no olhar que muitos daqueles idosos vivem num estado de profunda tristeza, por terem sido abandonados em um momento tão importante da vida, sem nutrir mais esperanças, desacreditados no amor das pessoas e da própria família, que os abandonaram e esqueceram seus verdadeiros significados, então, mesmo tendo um lugar para descansar e passar seus últimos dias de vida, eles continuam desabrigados de afeto, carinho e atenção.

Como foi bom conversar, prestar atenção e ouvir cada história que tinham a dizer, história que nos emocionavam, de uma juventude distante que tiveram, mas ainda viva nas suas memórias, falar de temas como a fé, religiosidade e esperança, traziam ao coração de jovens e idosos uma partilha sincera e troca de aprendizados essenciais. Alguns lembraram suas profissões, outros até cantaram junto com os jovens alegres canções que embalaram suas mocidades.
Por fim, ficamos com a certeza de que é preciso repensar as nossa relações contemporâneas com os idosos, reconhecer em cada idoso abandonado o rosto do próprio Cristo. É importante o que diz o Papa Francisco: 

"Embora aparentemente não nos traga benefícios tangíveis e imediatos, é indispensável prestar atenção e debruçarmo-nos sobre as novas formas de pobreza e fragilidade, nas quais somos chamados a reconhecer Cristo sofredor: os sem-abrigo, os toxicodependentes, os refugiados, os povos indígenas, os idosos cada vez mais sós e abandonados, etc."  (Evangelli Gaudium, p. 110).   













Nenhum comentário:

Postar um comentário