Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

sábado, 15 de agosto de 2015

CINCO ANOS DE JUVENTUDE MISSIONÁRIA


              Cinco segundos, o tempo necessário para dois olhares se cruzarem e brotar deles um lindo sorriso, cheio de vida. Cinco segundos para muitos não significa nada, mas para quem enxerga as coisas além do que elas aparentam realmente ser, cinco segundos podem mudar a vida de alguém. Se simples segundos podem exercer mudanças tão perspicazes na nossa existência, imagina então o que cinco anos são capazes de fazer! Em cinco anos, tudo pode mudar nas nossas vidas, em cinco anos nossos conceitos e pensamentos podem ter divergência, nossas escolhas podem não ser mais as mesmas que sempre foram.

                       Tempo, paradoxo incrivelmente lindo, que tem a capacidade de curar feridas e abrir o coração para novas experiências. E quero realmente expressar o quão sou grata a Deus por esses últimos cinco anos que se passaram, pois foram sem dúvidas os anos mais incríveis que pude vivenciar, cheios de desafios, vitórias, derrotas, amor, verdade, amizade e acima disso tudo, cheios de fé. Há cinco anos atrás a Juventude Missionária começava a engatinhar e a dar seus primeiros passos  rumo a evangelização.


                   E como meu coração se alegra ao falar que mesmo diante de tantas tribulações vividas ao longo do tempo estamos aqui, firmes e fortes e tudo isso por causa d’Ele. Ele que tem a capacidade de tornar tudo que está fadado em esperança, que tem a capacidade de realizar o impossível, de mudar aquilo que humanamente consideramos não ter mais concerto. Esses anos que se decorreram, e que eu me encontrei e me descobri como missionária, fizeram mudanças radicais em mim, mas de uma forma doce e simples, assim como Jesus é, me fizeram reconhecer o outro como um irmão e amar as pessoas, com suas virtudes e defeitos, me fizeram aprender a ser mais humilde e ser grata por tudo que tenho, pois foi indo nos lugares que ninguém vai, foi conhecendo os que todos os dias passam por despercebidos pela sociedade, que eu vi o que era pobreza, o que era tristeza e por mais incrível que pareça, eu vi nos olhos daquelas pessoas que não tinham motivo para ter esperança na vida, a fé. 
              
              Fé, que tem a capacidade de tocar o mais íntimo da alma do ser humano, abaladora, construtiva e benigna, pequena palavra que tem infinito significado e pela qual eu aprendi que é o caminho para conhecer aquele que é digno, que é o rei dos reis, nosso amado Jesus. E a juventude missionária, sempre tão despercebida por olhos que não veem nas entrelinhas, a cada dia, a cada segundo em que meus olhos se encontram com os olhos dos outros nas missões que realizamos, me faz perceber que é aqui o meu lugar e que eu não estaria melhor em outro canto, me ensinou que mesmo na distancia o espírito missionário é vivo!


                 Porque nosso primeiro missionário continua vivo dentro de nós e sempre estará, porque em seus mandamentos Ele nos manda amarmos uns aos outros como Ele nos amou e desde que eu me engajei no servir missionário essa tem sido a coisa mais linda e mais apaixonante que tenho conhecimento. E eu sei que Deus nos escolheu para falar dele e para senti-lo nos outros, escolheu a juventude missionária para amar e deixar ser amada pelos filhos e filhas de Deus.


                Feliz aniversário, Juventude Missionária, que Deus sempre utilize-se de cada um de nós para sermos suas redes nesse enorme mar que é o mundo e como disse nossa querida padroeira, Santa Teresinha do Menino Jesus: "Compreendi que o amor englobava todas as vocações, que o amor era tudo" . E cada dia mais o amor vem nos explicando que a missão é dar-se de coração e alma aos irmãos por amor a Jesus.






























Um comentário: