Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

MISSÃO DE SETEMBRO DA JUVENTUDE MISSIONÁRIA

         
                  A fim de conhecer melhor a comunidade,  na qual tem por missão servir a Deus e ao povo, o Bispo da Diocese, Dom Eraldo Bispo da Silva, vem fazendo visitas pastorais por toda a região de Patos e seu arredores, e no mês de setembro foi a vez da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Paróquia a qual pertence a Juventude Missionária, de acolher e acompanhar o bispo na sua missão de evangelização pelos bairros e comunidades agregadas a região da Paróquia de Fátima.

           A Juventude Missionária, juntamente com o Pe. Evandro, a irmã Antonieta e Flávio, coordenador da comunidade, ficou responsável  por levar o bispo para conhecer uma comunidade muito querida para nós, que frequentemente estamos lá, buscando aprender e transmitir do amor de Deus, a comunidade São Paulo, popularmente conhecida por Matadouro, para os que já acompanham o nosso blog, certamente já viram algo que relatamos sobre essa comunidade e sua triste realidade, na qual a pobreza e o descaso das autoridades públicas com aquela população chamam a atenção de qualquer um que deixar o conforto da sua casa e for de encontro com aquela realidade.


         O bispo Dom Eraldo, fez o que nós particularmente mais gostamos de fazer como missionários, o simples porta a porta, esse porta a porta tem a magia de levar-nos para dentro das casas, das famílias, das histórias, das realidades. O simples porta a porta que tem a capacidade de mudar a vida de alguém, que leva esperança e deixa a paz no coração de quem se habilita a ir. E foi exatamente essa a sensação que tínhamos durante o trajeto nas casas, a paz e a alegria, e o que mais chamava a atenção era a felicidade das pessoas por receber em suas casas o pastor designado por Deus para cuidar de nós, suas ovelhinhas, as pessoas se surpreendiam por vê-lo importando-se com elas, rezando  e dando conselhos,  e ao final de cada visita víamos no olhar das famílias a felicidade esperançosa por saber que dessa vez eram elas quem recebiam as visitas e não mais elas que tinham que ir atrás de visitar, de procurar. Era como se soubessem que Deus não iria desampará-las e que mandava ao seu encontro aquelas pessoas que levavam mensagem de paz e amor para suas casas.

                  A missão do porta a porta começou por volta das 09:30 da manhã e se entendeu até às 12:30. Visitamos cerca de 60 famílias e conhecemos cerca de 60 histórias que Deus queria que ouvíssemos e víssemos com nossos olhos. Ao fim dessa missão ficou mais certa ainda a sensação da mensagem que a Juventude Missionária transmite: é necessário sair da nossa realidade para ir de encontro com o irmão, com aquele que Jesus Cristo nos mandou amar, é necessário saber que a igreja tem que buscar ir, sair, renovar-se na missão, pois quando os jovens vão à missão os céus louvam, mas quando os grandes doutrinadores da igreja desejam ir também, há festa no coração de Deus!
      

              A juventude missionária agradece por ter a oportunidade de partilhar uma missão com o nosso pastor diocesano, com nossa querida irmã Antonieta, com o padre Evandro e com Flávio, por aprender com suas palavras e por sua dedicação com as pessoas mais simples e humildes, pois isso sim é ser missionário, isso sim é uma enorme motivação para continuarmos nessa jornada de ir e não olhar para os lados e nem para trás, mas seguir para onde Jesus nos enviar.












     
    


    



Nenhum comentário:

Postar um comentário