Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

AS CRIANÇAS DO REINO - JUVENTUDE MISSIONÁRIA PROMOVE DIA DAS CRIANÇAS



No ultimo dia 12 de outubro, a Juventude Missionária da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Diocese de Patos - PB, partiu em busca das "Crianças do Reino", pois, como nos ensina Jesus: "Deixai vir a mim as crianças, não as impeçais, pois o Reino dos céus pertence aos que se tornam semelhantes a elas”. - Lucas 18:15




A expectativa era grande, mais uma vez, pelo sexto ano consecutivo (2009 - 2015), a missão no dia 12 de outubro é mais do que especial, fomos visitar as crianças da Comunidade São Paulo, mais conhecida como Matadouro, é um momento ímpar do ano, momento de voltar a ser criança, como as crianças, momento de oferecer afeto, carinho, ternura, e principalmente a palavra de Jesus no seu Santo Evangelho. Em troca, certamente recebemos muto mais, recebemos amor em forma de sorrisos, alegria e abraços. Tudo isso foi possível porque ao evangelizar devemos nos tornar semelhantes, segundo São Paulo: "Para os fracos, tornei-me semelhantemente fraco, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com a finalidade de conseguir, de qualquer maneira possível, salvar alguns." - I Corintios 9, 21. 



Durante o encontro houve muitas brincadeiras, distribuição de brinquedos e lanches. Mas, certamente o momento mais marcante foi partilhar a palavra de Deus mediante historinhas contadas aos pequenos, vê-los prestando atenção, curiosos, sedentos ao descobrir que Jesus é o nosso maior amigo, vê-los rezando também, com os olhinhos fechados e compenetrados, foi extremamente gratificante. O presente que cada criança recebeu ficou em segundo plano, o mais importante foi cultivar os laços, semear esperança naqueles que serão o futuro da nação, pois, como disse o pensador: "Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser" - Louis Pasteur. Logo, ao nos encontrar com as crianças nessa linda missão, recebemos muitas lições, que só as crianças podem nos fornecer: humildade, alteridade, sinceridade, ternura, pureza de coração, princípios esses tão caros ao mundo e tão raros na nossa sociedade. 




Evangelizar, de modo especial as crianças, é colocar o "Nosso mundo no coração, o nosso coração no mundo", é deixar ser tocado e tocar nos coraçõezinhos, pois é isso que dá sentido a vida, precisamos quebrar a nossa "anestesia" que nos tornam indiferentes. É pertinente terminar com o estupendo e inspirador fragmento poético da Cora Coralina, que diz mais do que as palavras escritas, fala nas entrelinhas:

"Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas. 
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."


Na fé.














Nenhum comentário:

Postar um comentário