Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

JM E IAM PARTICIPAM DE FORMAÇÃO MISSIONÁRIA


No último domingo (12/02), os jovens assessores da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e os jovens da Juventude Missionária (JM), participaram de uma formação missionária com intuito de aprofundar os conhecimentos no carisma e história das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e no perfil do Jovem Missionário, tendo a formação sido conduzida pelo assessor estadual da Juventude Missionária na Paraíba, o jovem Romualdo Pereira.

O encontro iniciou-se com uma leitura e breve reflexão sobre o trecho do evangelho que fala do semeador (Mateus, capítulo 13, 1-23), para ajudar os jovens missionários na reflexão foi utilizado um pequeno trecho do texto do Sermão da Sexagésima, escrito pelo Padre Antonio Vieira (1608 - 1697), na qual em síntese, foi dado enfoque: "Existem os semeadores que saem a semear, e os que semeiam aonde ficam, os primeiros serão medidos pelos seus passos, os segundos pelos seus paços." Com isso se reforçou nas mentes dos jovens missionários o carisma das Obras Pontifícias, ou seja, a necessidade da saída dos nossos palácios (paços) confortáveis, é preciso dar passos que nos levem ao encontro com o irmão.

Foi lembrado aos jovens que é preciso conhecer bem o carisma e história das POM, pois isso demonstrará a nossa identidade e pertença, que irá se refletir na nossa disponibilidade para a missão e vivência da espiritualidade missionária. Foram ressaltados que o perfil do Jovem Missionário traz um rol de grande exemplo de atitudes para o jovem que vive o carisma proposto pelas POM, devendo mostrar no seu dia a dia, ganhar eco em suas posturas. Ainda fora explanado que o mundo atual em constante mudança se apresenta como um novo campo cheio de desafios, e exige novas respostas dos missionários, que sem perder sua identidade, devem lançar a semente sem medo.

Ao final da formação, o sentimento era que "todo curso deve me levar a um percurso", é preciso colocar em prática os valores missionários mais elementares, não deixar que a missão fique apenas concentrada no plano das ideias, o missionário precisa lançar a semente do reino para que germine e brote bastante frutos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário