Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

terça-feira, 3 de outubro de 2017

OS HÁBITOS QUE NOS AFASTAM DA FONTE


"Tome cuidado com o vazio de uma vida ocupada demais." - Socrátes 

Sabe aquela sensação que o tempo está cada vez mais curto, que o dia está aparentando ter menos de 24 horas, que aquela tarefa bacana que prometi para mim mesmo realizar, terá que ser mais uma vez cancelada por falta de tempo, é assim que tem sido os nossos dias na sociedade moderna.

É impressionante o quanto as nossas agendas estão sempre cheias de compromissos e tarefas diárias, quando chegamos ao final do dia a sensação é que estamos completamente esgotados. Não temos mais tempo para respirar direito, brincar com os filhos, ficar no ócio criativo, ler um bom livro tranquilamente, viver o lazer, sair com os amigos, olhar para as estrelas.

Estamos criando pesados fardos e atando aos nossos pescoços, são atividades demasiadas e ininterruptas, mal termina uma, já iniciamos outras, e parece até que os dias são iguais, nada muda, um "eterno retorno". Ao final do dia, quando vamos repousar, a sensação é que tiramos um peso enorme das costas, e que o tempo de descanso nunca é suficiente. Comprometemos a nossa saúde física e mental  nessa correria frenética, e muitas vezes apenas na ânsia de conquistas materiais, esquecemos a famosa advertência: "Cuidado para que o ter não te tenha." - Millôr Fernandes. 

Na vida pastoral e do serviço na Igreja não tem sido diferente. São inúmeros compromissos e atividades para realizar, também ficamos esgotados naquilo que nos deveria dar alegria e descanso, assim, isso também tem nos tornado estressados e angustiados. Quando termina uma atividade a gente em vez de ficar feliz e dizer "amém, que bom que deu tudo certo!", dizemos suspirando de alivio: "amém que acabou...." 

Logo, tudo isso tem nos afastado da fonte, ou seja, de estar aos pés de Jesus, a exemplo de Marta que foi absorvida pelos afazeres, perdendo a oportunidade de estar aos pés de Jesus, como fez sua irmã Maria, que "escolheu a melhor parte." - Lucas 10, 42. Sendo assim, é preciso repensar os nossos hábitos, mudar o que nos tira da rota principal, sabedores que não é tarefa fácil:  "A gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela: é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau." - Mark Twain.

Por conseguinte, o primeiro passo rumo ao equilíbrio é lembrar o que disse Jesus: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." - Mateus 11, 28. Ir até Jesus e escolher a melhor parte, não viver para trabalhar, mas trabalhar para viver. Na fé. 

Um comentário: